USA - Paciente consegue doador de rim através do Facebook

26/01/2012 10:18

 

Seattle (EUA) - As redes sociais estão se tornando um lugar ideal para encontrar doadores de órgãos. Damon Brown, 38 anos, foi um dos beneficiados, depois de contar sua história em uma página de Facebook denominada "Damon Kidney."

Morador de Seattle, nos EUA, Damon estava à procura de um doador com tipo sanguíneo O, um tipo mais raro de ser encontrado. Mas seus amigos e familiares ajudaram a espalhar o pedido por através da rede social desenvolvida por Mark Zuckerberg e, como resposta, Jacqueline Ryall, que sua esposa havia conhecido há anos se ofereceu, através do Facebook, para doar seu rim.

"Ela disse que não era realmente por mim. Foi por meus filhos, porque eles merecem ter um pai por perto", disse Damon aoDaily Mail.


E a história dele não é única, disse April Paschke, porta-voz da Rede Unida de Compartilhamento de Órgãos, uma organização privada sem fins lucrativos que gerencia o sistema de transplante de órgãos nos EUA para o governo federal.

"Nós vemos mais e mais pessoas correspondendo-se pelos meios de comunicação social", disse ela. "É uma extensão do modo como nos comunicamos. Antes de encontrarmos a internet, as pessoas encontraram outras maneiras: por meio de um boletim da igreja, pelo boca-a-boca ou até mesmo uma propaganda".

No ano passado, um homem em Michigan também encontrou um doador de rim através do Facebook.

Gordon Brown admite que estava um pouco envergonhado em pedir ajuda-lo publicamente.

Ele estava na lista de transplantes oficiais e tinha começado a diálise móvel em um hospital de Seattle, mas sua saúde estava se deteriorando - ele apresentava cansaço e dores. Ele não podia sentar na cama para contar histórias de ninar para os filhos Julian, de cinco anos, e Theo, de três, porque precisava ficar perto de sua máquina de diálise.

"Eu me considero um cara forte, mas eu teria que dizer que foi um ano difícil", disse ele.

Damon tinha colocado seu nome em uma lista de espera por um rim de um doador morto, mas sabia que teria que esperar pelo menos três anos antes de ser chamado.

Depois de uma consulta particularmente difícil com seu médico, Damon e sua esposa, Betânia, decidiram criar a página no Facebook, que atraiu mais de 1.400 amigos.

Algumas semanas atrás, após o transplante ter sido aprovado e agendado, Damon postou a boa notícia para seus amigos na rede social e mais de 300 pessoas responderam com mensagens de parabéns.

Fonte/ extraído: www.adote.org.br/news/paciente_consegue_doador_de_rim_atraves_do_facebook_374


Crie um site gratuito Webnode