COMO DOAR MEDULA?

 

Quem pode doar?

Pessoas com saúde em bom estado, entre 18 e 55 anos. É bom lembrar que:

Diabéticos podem doar;

Pessoas grávidas ou amamentando podem doar;

Pessoas que tem pressão alta podem doar;

Não há nenhuma restrição quanto a meningite, anemia ou hepatite 'a' que a pessoa tenha tido anteriormente;

Não há peso mínimo;

Pessoas que tem tatuagem pode doar.

 

Para tornar-se um doador (a) de medula óssea, contudo é necessário a realização do cadastro (feito em Hemocentros ou promovido por campanhas de cadastro de doadores por ongs e equipes treinadas e autorizadas para tanto. 
Quer achar o hemocentro mais próximo de você? acesse esse link: http://www.prosangue.sp.gov.br/hemocentros/Default.aspx

Cadastro:

    Importante: em 2012 passou-se a cobrar o cartão do SUS para o candidato a doador de medula ( apresentação do cartão ou informar o número do mesmo) O cartão já era solicitado (regra antiga) quando o candidato a doador era chamado a doar medula. Em hospitais conveniados ao SUS o cartão é confeccionado rapidamente! Em alguns hemocentros (por ex. o Hemocentro de Ribeirão Preto em São Paulo), no momento do cadastro do doador, já se procede com a confecção do cartão do SUS.Nesses casos solicita-se do candidato a doador um documento de identidade válido (com foto, expedido por órgão público e com data de expedição; ex: RG) Mas isto não é regra e deve-se verificar com o Hemocentro mais próximo a exigência do cartão ou do número do mesmo.

NA PRÁTICA O CARTÃO DO SUS PODER SER SOLICITADO E RETIRADO EM QUALQUER HOSPITAL PÚBLICO OU HOSPITAL PARTICULAR CONVENIADO AO SUS. PARA TANTO, REPETIMOS BASTA LEVAR SEU R.G. PARA QUE SEJA ANOTADO NO CARTÃO A SER CONFECCIONADO SEUS DADOS E DATA DE EXPEDIÇÃO DO RG.  

 

Você precisa ter entre 18 a 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde.

Colher um exame de sangue (5 ml) para o teste de compatibilidade (HLA).

Fornecer sua identificação e endereço para serem colocados no banco de dados com o resultado de seu exame de (HLA).

Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada. Se houver compatibilidade, outros teste sanguíneos serão necessários.

Se a compatibiliadade for confirmada, você será convocado para decidir a doação.

Você será avaliado pelo um medico e receberá mais informações.

 

E finalmente, 

Quem não pode doar?

Você so não pode ser doador se tiver alguma desta doenças:

Não podem doar que já teve: HEPATITES B e C, HIV, SÍFILIS, DOENÇA DE CHAGAS, LEUCEMIA OU ALGUM TIPO DE CÂNCER NO SANGUE.

 

Outras informações: 

Uma vez cadastrado o doador (a), seus dados serão armazenados no chamado REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea )

 

Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.

Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.