Saúde no Brasil apresenta balanço das ações de transplante durante o ano de 2011! Um total de 23.397 implantes foram realizados!

09/02/2012 13:33

 

Saúde apresenta balanço das ações de transplantes de 2011


Foto: Rondon Rosario Vellozo / Ascom-MS

23.397 transplantes foram realizados no Brasil no ano passado. O número foi apresentado pelo ministro da SaúdeAlexandre Padilha, na tarde de hoje, junto com o balanço das ações de transplantes no País em 2011 . O coordenador geral do Sistema Nacional de Transplantes, Éder Muralha Borba, começou o evento destacando que houve um aumento de 124% no número de transplantes realizados em dez anos no Brasil, tornando o País o maior sistema público de transplantes do mundo.

“Temos centrais em 26 estados brasileiros. São 60 centros voltados para atendimento a pacientes de transplantes no País. Em 2011 capacitamos 72 novas equipes para realizarem transplantes, com priorização das regiões Norte e Nordeste. Em um ano, conseguimos reduzir, progressivamente, 23% as filas e a lista de espera por transplantes no Brasil”, detalhou Borba.

O presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), José Medina, também falou sobre o balanço. “A ABTO pode comemorar o número de transplantes realizados no País pelo SUS, e a forma como a alocação do órgão é realizada. O Brasil é um dos poucos países do mundo que fornece a medicação para transplantados durante toda a vida”, lembrou Dr. Medina.

O ministro Padilha começou sua fala dizendo que é importante continuar ampliando o acesso aos transplantes no País. “Superamos a meta de 10 doadores por milhão de população. Em 2015, queremos atingir 15 doadores/milhão. Agora vamos buscar incentivos específicos para centros que mantêm pacientes pós-cirurgia. Temos campanhas permanentes e vamos intensificá-las para que o número de doadores e transplantes continuem aumentando”, ressaltou o ministro.

Padilha também anunciou a autorização de transplantes em estrangeiros, já que em função da magnitude do sistema brasileiro e dificuldade de acesso de outros países, há muita solicitação de outros países por aqui. “Publicamos hoje no Diário Oficial da União portaria que esclarece e regulariza doação e transplantes para estrangeiros que não moram no Brasil. Estamos garantindo o atendimento a esse público. Vamos seguir a Lei brasileira e as doações a essas pessoas serão feitas por um parente, até o quarto grau, vivo”, explicou.

Fonte: blog da saúde federal / link: https://www.blog.saude.gov.br/saude-apresenta-balanco-das-acoes-de-transplantes-de-2011/