
Daniel dos Santos, responsável técnico e administrativo do Laboratório Municipal, diz que, além de fazer uma boa ação, o doador passa por uma análise clinica. “Os doadores fazem um cadastro e participam de uma entrevista feita pelos profissionais do Hemonúcleo. O sangue doado passa por diversos exames, se houver algum problema, o doador será avisado diretamente pelo hemonúcleo”, salienta Daniel.
Todo sangue doado aqui em Queluz é levado para o Hemonúcleo de Taubaté e ajuda a salvar vidas em toda a região. “Quem doa sangue ajuda o próximo e também se ajuda. Não tem como saber quando você vai precisar de uma bolsa de sangue,” finaliza Daniel.
Informações para o doador
Para doar sangue é importante estar alimentado, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos e portar documento de identidade original com foto.
Também é recomendável que se evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Duas horas antes o doador não deve fumar, bem como não deve ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.
Se a o doador estiver gripado ou resfriado não deve participar da doação. Mesmo que já esteja recuperado deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.
Não podem doar sangue pessoas que tenham doenças transmissíveis pelo sangue, mulheres grávidas, amamentando ou no período menstrual, usuário de drogas ou que estejam fazendo tratamentos prolongados com medicação.
E deve-se respeitar, entre uma doação e outra, um intervalo de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
O Laboratório Municipal de Análises Clínicas está localizado na Ladeira São João, S/N, Centro – Queluz (ladeira da Delegacia).