SALVANDO VIDAS: Alemanha lança projeto de estímulo à doação de órgãos

23/02/2012 12:33

 

SALVANDO VIDAS: Alemanha lança projeto de estímulo à doação de órgãos

23/Fev/2012

Bahr stellt Schulfilm �ber Organspende vorAmpliar imagem(© dpa/pa)

De acordo com estatísticas, cerca de 12 mil pessoas estão na fila de espera por um transplante na Alemanha. E embora quatro em cada cinco alemães se mostrem favoráveis à doação, é muito pequeno o número de cidadãos que possuem um cartão de doador. Por isso, na última semana, o Governo alemão lançou um programa de conscientização e estímulo à doação de órgaos voltado à população jovem.

Chamado “A Doação de Órgãos vai à Escola”, o projeto visitará instituições de ensino de todo o país, exibirá um filme informativo com a participação do músico Bo Flower e tirará as dúvidas quanto ao tema. Na Alemanha, menos da metade dos jovens na faixa etária dos 14 aos 25 anos de idade consideram-se bem informados sobre a questão.O que pode ser considerado um probelma, já que um jovem do país pode manifestar-se contra à doação já aos 14 anos de idade e decidir, por si próprio, dois anos depois, se quer ser mesmo um doador de órgãos.

"A doação de órgãos salva vidas. É um ato de caridade”, afirmou Daniel Bahr, Ministro alemão da Saúde. “Mas para que os jovens possam tomar uma decisão segura e sem pressão, é necessário que eles tenham acesso à toda informação disponível”, afirmou. “Nosso projeto, é uma forma adequada de preencher essa lacuna de forma criativa e acessível e ajudar ao próximo.O interesse no tema é grande. Entre 2008 e 2010 o número de jovens portadores de cartões de doação saltou de 12% para 23%”, exemplificou.

Fonte: https://www.brasil.diplo.de  © Glaucimara Silva (Centro Alemão de Informação)