Saídas criativas nas universidades - Trotes solidários com cadastro de doadores de medula e doação de sangue estão entre as formas de trote!

10/02/2012 13:17

 

Saídas criativas nas universidades

Trotes solidários, telefone para denúncias e alternativas criativas procuram marcar de forma diferente o ingresso dos ‘bixos’ nas universidades

Alterar o tamanho da letraA-A+

 

Não importa a universidade. Mas hoje é cada vez mais freqüente a substituição do “trote original” (aquele feito à base de violência, humilhação e boa dose de mal gosto) pelo “solidário”. Não é só isso. Muitas instituições não só abominam a antiga prática como criaram mecanismos para fazer valer suas orientações de respeito e solidariedade.

E não é de hoje que a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não tolera humilhações, agressões, violência ou discriminação de qualquer espécie contra seus alunos ingressantes. Com base na lei estadual 10.454/99, a instituição pode, se necessário, até aplicar sanções acadêmicas contra abusos. A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) divulgam amplamente essas diretrizes. Além disso, criaram mecanismos de prevenção e reação: há responsáveis por unidade, comissões de plantão e linhas telefônicas específicas para denúncias.

Apesar de todo esse “aparato” para banir o trote violento, a Unicamp aposta em outra saída: apresentar alternativas criativas para essa prática. A universidade, inclusive, é considerada pioneira nesta evolução para trotes sociais, solidários e culturais. A partir de 1998 já apresentava alternativas isoladas, que se firmaram em 2003 com o primeiro Trote da Cidadania Integrado.

Para ampliar o foco, em 2007, a iniciativa mudou de nome, para Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente. Estudantes de diversas unidades da Unicamp organizam eventos relacionados ao consumo consciente, práticas sustentáveis e ações sociais. São dinâmicas de grupo, palestras, visitas técnicas e atividades de integração e conscientização. 
 

Neste ano, a programação pode ser conferida no site. Haverá ações com o tema Gestão de Resíduos, Saúde, Consumo Consciente e Voluntariado, de 28 deste mês a 3 de março. Dúvidas e sugestões podem ser obtidas pelo e-mail trotedacidadania unicamp gmail com; na própria Cidade Universitária (Rua Sérgio Buarque de Holanda, 251 – Bairro Barão Geraldo – 2º Andar – Campinas – São Paulo – Brasil; ou pelos telefones (19) 3521-6743 (Sala do Trote da Cidadania).
 

Anhembi Morumbi terá programação intensa

Com o objetivo de dar boas-vindas aos novos estudantes e incentivar uma atitude socialmente responsável em toda a comunidade estudantil, a universidade Anhembi Morumbi, realiza o trote solidário, a partir da próxima segunda-feira (13/02). Entre as atividades previstas estão a doação de sangue, de alimentos não perecíveis, o cadastro para doação de medula óssea, a adoção de cães, o recolhimento de lixo eletrônico e de medicamentos vencidos, além de ações de voluntariado na área de reforma e construção. A programação abrange todos os campus da Anhembi Morumbi e algumas estarão disponíveis em período integral.

“As ações têm relação direta com a proposta pedagógica e social da instituição, que além de formar profissionais inseridos em um contexto global, enfatiza nos jovens atitudes positivas em benefício da vida e preservação do planeta”, afirma Maurício Homma, coordenador de Responsabilidade Social da Universidade Anhembi Morumbi.

Confira o que virá:

Doação de Sangue - Atividade realizada em parceria com o Hospital Sírio Libanês, dia 28 deste mês, no Câmpus Centro (Rua Dr. Almeida Lima, 1.134 – Moóca). O objetivo desta ação é estimular os jovens a serem doadores de sangue regularmente. Além da doação no período do trote solidário, a instituição programa organizar campanhas periódicas de doação ao longo do ano.

Cadastro para doação de Medula Óssea - Em parceria com a AMEO – Associação da Medula Óssea, o cadastro para a doação acontecerá nos Câmpus Centro, Morumbi (Av. Roque Petroni Jr., 630) e Vila Olímpia (Rua Casa do Ator, 275), entre os dias 14 e 16 deste mês. Na ocasião uma pequena quantidade de material será recolhida dos participantes, para formação de cadastro de possíveis doadores.

Recolhimento de medicamentos vencidos - Todos os Câmpus da Anhembi Morumbi, durante a semana de 13 a 17 deste mês, disponibilizarão um local reservado e adequado para que os alunos possam depositar medicamentos vencidos, que serão posteriormente descartados corretamente. A atividade será realizada em parceria com a Rede Extra de Drogarias, do Grupo Pão de Açúcar, que já tem um programa de recolhimento de medicamentos vencidos, autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Adoção de cães - Acontecerá no Câmpus Centro, em parceria com a ONG SOS Latidos – Abrigo para cães errantes, dias 15 e 16 deste mês. Nestas datas, tanto calouros quanto veteranos, terão a oportunidade de conhecer e adotar os cães que necessitam de um novo lar.

Doação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e material escolar - Ação a se realizar de 13 a 17 deste mês em todos os Câmpus da Universidade Anhembi Morumbi, em parceria com a ASSINDES – Arsenal da Esperança , Atlética da Escola de Negócios, ONGSonhar Acordado e ONG Um Teto Para o Meu País . As arrecadações de itens como arroz, feijão, óleo, sal, açúcar, sabonete, creme dental e material escolar serão destinadas aos necessitados por meio das ONGs parceiras.

Recolhimento de Lixo Eletrônico - Organizada em parceria com a SOS – Sistemas Organizados para a Sustentabilidade em todos os Câmpus da Anhembi Morumbi, também durante a semana de 13 a 17 deste mês. Na ocasião, serão arrecadados lixo eletrônico de toda a espécie, como equipamentos de informática, baterias de celular, pilhas, entre outros, que posteriormente serão destinados para descarte correto.

Campanha de Voluntariado - Atividade realizada em parceria com a ONG Um Teto Para o Meu Pais, durante a semana de 13 a 17 de fevereiro, no Câmpus Morumbi. A ação visa cadastrar voluntários para colaborar na construção de moradias populares, em data e local agendado previamente. Além disso, os voluntários arrecadarão alimentos para a realização de um almoço no dia da atuação.

Trote solidário completa 4 anos na Faap

Show de stand up comedy, gincanas, competição de quem come mais, eleição dos mais bonitos, entre outras atividades, fazem parte da programação da “Super Liga Social” evento também conhecido como “Trote Solidário”, que realiza há quatro anos atividades saudáveis e descontraídas para recepcionar os calouros da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
 

Além disso, os novos alunos são incentivados a participar de ações sociais em Organizações Não-Governamentais (ONGs) por meio da doação de alimentos e visitas às instituições para realização de atividades, que em 2012 irão contemplar a Casa do Zezinho (Capão Redondo) e a Ação Social Franciscana do Brasil (Campo Limpo), ambas em São Paulo.
 

“O trote solidário é importante por dois motivos: além de tirar os calouros das ruas nos primeiros dias de aula, evitando trotes desagradáveis, é uma forma de mostrar nossos valores através de uma recepção baseada no respeito, no espírito de cidadania e na solidariedade, já que as atividades propostas são alegres e incentivam o voluntariado”, explica Andrea Sendulsky, coordenadora do FAAP Social.
 

Andrea conta também que espera arrecadar duas toneladas de alimentos apenas no primeiro semestre. “Um grande diferencial para 2012 é que as ações sociais serão unificadas. Ou seja, alunos de todas as faculdades da FAAP participam juntos das atividades”, completa.
 

Os diretórios e centros acadêmicos contribuem também na programação e na divulgação do evento por todo o campus, inclusive para alertar os alunos sobre estarem sujeitos a penalidades em caso de trotes violentos ou atividades que não estejam de acordo com os valores da Fundação. 
 

* Com informações Anhembi Morumbi e Faap

Fonte: EPTV - GLOBO https://eptv.globo.com

 

 


Crie um site grátis Webnode