SAIBA COMO SEU AMIGO PODE SE TORNAR UM HERÓI E DOAR SANGUE!

01/02/2012 11:45

Você gostou dos posts sobre doação de sangue para cães e gatos? Saiba mais informações de como seu amigo pode ser um herói e salvar vidas: Os animais, assim como o homem, necessitam de cuidados de sua saúde. Esta é uma afirmativa redundante, mas é sempre bom lembrar que nossos companheiros adoecem e merecem atenção especial. Para tratá-los muitas vezes nós, veterinários, precisamos mais do que remédios.

Os animais também sofrem por falta de sangue e de suas células. Nos deparamos na rotina com a precisão de tratar pacientes com anemias profundas, acidentados, que perderam sangue, intoxicados ou que fizeram cirurgias complexas. Para isso é utilizado sangue e assim como na medicina humana, há falta de sangue no estoque dos bancos de sangues veterinários.

O Hemocentro Veterinário do HOVET-USP (Hospital Veterinário da Universidade de São Paulo) é um banco de sangue que atualmente trabalha com sangue de cães, e, em menor quantidade, bovinos, eqüinos, felinos. Através de nosso trabalho ajudamos muitas vidas e produzimos conhecimento, que ajudam os veterinários a salvar ainda mais vidas.

Perfil dos doadores caninos.

Nosso banco de sangue precisa de novos doadores todos os dias. O perfil dos doadores de sangue caninos é:

Cães entre 1 e 8 anos de idade;

Peso acima de 27 quilos;

Sem sinais de doença aparente (animais saudáveis);

Esquema de vacinação e vermifugação "em dia”;

Não existem raças específicas para doação, mas os cães precisam ser dóceis ou controláveis, pois nós não sedamos nossos doadores.

Os candidatos a doadores nestas condições são examinados por médicos veterinários que avaliarão mais precisamente as condições de saúde do animal. O sangue é coletado e uma parte é remetida para exames para o hemograma e para a detecção de doenças transmissíveis pela transfusão, em especial erliquiose, leishmaniose, bordetelose e dirofilariose

Se os exames sorológicos forem negativos e o hemograma estiver dentro dos padrões esperados o sangue coletado é processado e liberado para uso no HOVET-USP.

Vantagens para o doador.

A doação de sangue é feita de modo a estressar o mínimo possível o doador, sem anestesia ou sedação, e o cão não sofre nenhuma alteração pós-colheita. Aliás, é incrível ver os cães correndo brincando e pulando ao acabar a doação. Eles também ganham “lanchinho” e muito carinho e atenção.

Os doadores receberão avaliações físicas e laboratoriais periódicas e caso apareça algum problema, ss proprietários receberão as orientações.

As colheitas podem ser feitas com intervalo de 2 a 3 meses, e esta periodicidade permite uma avaliação regular do cão, pois toda vez que o animal for doar, ele receberá os exames físicos e hemograma.

Não há remuneração financeira para os doadores ou seus proprietários.

Processamento e encaminhamento do sangue coletado.

Cada bolsa de sangue pode ser dividida em diferentes componentes sangüíneos (hemocomponetes), podendo auxiliar de 3 a 4 animais em cada doação. Nós trabalhamos conforme as normas da ANVISA para a manipulação e produção de hemocomponentes, fazendo pequenas variações para atender as diferenças de cada espécie.

Podemos separar o sangue em concentrado de hemácias, para cães anêmicos; plasma fresco congelado, para os necessitados de reposição de fatores de coagulação, albumina e expansão de volume; concentrado de plaquetas para os com falta ou disfunção das plaquetas. Existem outros hemocomponetes especiais produzidos de acordo com especificações solicitadas pelos veterinários atendentes, residentes ou professores.

Indicações

As principais doenças que necessitam de hemocomponentes são: anemias (sejam crônicas ou agudas), coagulopatias, reposição de albumina e reposição de plaquetas. Dentro de cada uma destas categorias podemos ainda citar algumas causas.

Anemias: insuficiência renal crônica, hipoplasia/aplasia de medula óssea (causadas por erliquiose crônica, por exemplo), doenças crônicas em geral, traumas que causam hemorragias, cirurgias com grandes perdas de sangue.

Coagulopatias: intoxicação por venenos de rato anticoagulantes, insuficiência hepática crônica, colestase, intoxicação por heparina.

Plaquetas: aplasia/hipoplasia de medula óssea, vasculites, coagulação intravascular disseminada.

Bancos de Sangue Veterinários: onde encontrar?

Além do Hemocentro Veterinário do HOVET existem outros bancos de sangue no Brasil. Dentro da cidade de São Paulo há outros anexados à Instituições de Ensino Superior e outros particulares, havendo ainda nas cidades de Bauru, Itapetininga. Fora de São Paulo existem bancos de sangue no Paraná (Londrina-UEL, Curitiba), em Porto Alegre-RS (UFRGS), Rio de Janeiro entre tantos outros.

Se você se interessou pelo assunto, quer estagiar conosco, ou possui possível doador em sua casa, PROCURE-NOS. Estamos à disposição para esclarecer as dúvidas e interesses.EM São Paulo busque: 

O Hemocentro Veterinário do HOVET funciona de segunda a sexta das 08:00 as 17:00 horas. Esta localizado no Bloco 4 do HOVET, dentro da FMVZ-USP. As coletas são realizadas de segunda a quartas-feiras, das 8:00 as 18:00 horas, Para maiores informações o telefone de contato é (11) 9606-0060, com Ludmila Moroz (ludymoroz@gmail.com) ou Fábio Hosoi (fabiopx@yahoo.com.br).

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo
Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87 CEP 05508 270 - Cidade Universitária
São Paulo/SP – Brasil. Telefone 3091-1300