RIO GRANDE DO NORTE - CENTRAL DE TRANSPLANTES APRESENTA METAS PARA 2012

01/03/2012 21:49

 

Central de Transplantes apresenta metas para 2012

 

 

A Coordenação da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Rio Grande do Norte (CNCDO) entregou a Secretaria de Estado da Saúde Pública(SESAP), o relatório com o Planejamento Estratégico para a Política Estadual de Transplantes no ano de 2012.


A CNCDO/RN comemorou, no início deste ano, o fim da fila de espera para o transplante de córneas no Rio Grande do Norte. A Política Estadual de Transplantes tem como objetivo fortalecer os serviços de saúde para garantir à população o acesso a todos os procedimentos relacionados, desde o pré até o pós-transplante.


Em 2011, a Central de Transplantes também conquistou índices de destaque, em relação a estados do Sul e Sudeste. O Rio Grande do Norte alcançou um índice de 16,4(captação multiorgânica por milhão de habitantes-PPM), número que superou o índice do país igual a 15,0(PMP). No ano passado, o Estado implantou o 2º pólo de captação, em Mossoró, além de ter iniciado a captação de válvulas cardíacas.


Para 2012, a CNCDO, tem como metas alcançar um índice ainda maior em captação, sendo 20(PMP) no 1º semestre e 30(PMP) no 2º. Semestre. Também realizar transplantes cardíacos, hepáticos e renais no estado.


"Nada impacta mais, que vê um transplantado retornando a vida cotidiana, após um transplante, é emociante", falou Rodrigo Furtado, coordenador da CNCDO.


Para o Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, apesar da pouca capacidade de investimento, há uma expectativa, ainda melhor, para 2012.


"São metas ousadas, mas possíveis, através dos critérios técnicos, das parcerias já construídas e da dedicação dos servidores", disse o secretário.