
O ano começou com vida nova para o comerciante Francisco Bento de Andrade, 64 anos de idade. Ele sofria de problemas em dois importantes órgãos, fígado e rim. Somente com transplantes ele ficaria livre das sessões de hemodiálise e da cirrose e voltaria a ter saúde e qualidade de vida. De uma só vez viu isso acontecer. O transplante foi duplo, o primeiro realizado este ano no Hospital Geral de Fortaleza, hospital de alta complexidade da Secretaria da Saúde do Estado. Depois de seis horas de cirurgia recebeu um fígado e um rim saudáveis. Segundo o HGF, o comerciante se recupera bem.
O Ceará é o Estado em todo o país que mais faz transplantes de fígado por milhão de população, de acordo com o último levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (www.abto.org.br). Enquanto realiza 18,3 transplantes por milhão de população, o estado de Santa Catarina, que aparece em segundo lugar, realiza 16,9 pmp. Ano a ano o número de transplantes de fígado aumenta. Em 2011, foram feitos no Ceará 155 transplantes. Número superior ao de 2010, quando o total ficou em 113, e desde 2002 quando o Ceará iniciou esse tipo de procedimento – ver gráfico abaixo.

Fonte: Central de Transplantes
Já em relação aos rim, o Ceará faz transplante desde 1998, primeiro ano de funcionamento da Central de Transplantes. No Nordeste, é o Estado campeão. No ranking nacional, ocupa o quinto lugar, com o índice de 31,9 por milhão de população. Conforme a ABTO, o Ceará fica atrás apenas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No ano passado foram realizados 254 no Estado, superando o total de 238 de 2010.
Fonte: https://www.saude.ce.gov.br/index.php/noticias/45128
|