Primeira captação de órgãos em município do Pará beneficia oito pacientes
Primeira captação de órgãos em município do Pará beneficia oito pacientes
Cerca de 100 pacientes estão na fila de espera em unidade. Vítima de AVC chegou a doar coração, rins, pâncreas, córneas e fígado

A primeira captação de órgãos e tecidos para a realização de transplantes no município de Santarém, no interior do Pará, beneficiou oito pacientes na semana passada. Isso porque foram captados da doadora, uma mulher de 40 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o coração, rins, pâncreas, córneas e fígado de disponibilizados para a central nacional de transplantes.
Para o coordenador da comissão de transplantes do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), o médico, Emanuel Espósito, essa primeira captação é a comprovação de que a unidade está preparada para em breve realizar transplantes em Santarém e beneficiar diretamente os próprios pacientes locais. "Os primeiros transplantes que serão realizados aqui no Hospital Regional, no segundo semestre deste ano, serão os transplantes renais e os de córneas. Temos uma fila de espera por estes transplantes de aproximadamente 100 pacientes, principalmente pacientes renais que hoje fazem Hemodiálise aqui no HRBA e no Hospital Municipal de Santarém", explicou.
Para realizar o procedimeto, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Regional do Baixo Amazonas foi acionada pelos médicos intervencionistas da UTI para fazer a identificação de morte encefálica da paciente. Através exames neurológicos específicos, a confirmação foi dada segundo a avaliação de vários médicos de diferentes especialidades. Após a identificação, os membros da comissão, com acompanhamento de profissionais da assistência social e psicológica, comunicaram os familiares e receberam a autorização para realizar a doação dos órgãos.
Fonte: https://www.isaude.ne
t