Pais autorizam captação de rins de adolescente Captação de órgãos foi realizada nesta quarta-feira, 22, no Hospital São José, em Criciúma.
Pais autorizam captação de rins de adolescente
Captação de órgãos foi realizada nesta quarta-feira, 22, no Hospital São José, em Criciúma.
A equipe de cirurgia da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital São José promoveu a captação dos rins de um adolescente na manhã desta quarta-feira, 22. O procedimento foi comandando pelo cirurgião geral Nehad Nimer.
O doador, de 15 anos, teve morte encefálica confirmada pelo neuropediatra Eraldo Belarmino Júnior, na manhã de terça-feira. Ele havia internado no São José no dia 11 de fevereiro, em decorrência de acidente de trânsito. O garoto foi atropelado na BR-101 e sofreu traumatismo craniano grave.
A autorização para retirada dos órgãos foi feita pelos pais. O casal justificou a iniciativa pela importância para salvar vidas, já que souberam disso pelas notícias da imprensa em geral. O protocolo de captação foi realizado pelos enfermeiros Altair Santos Hahn e Deivid Coelho Borges.
Esta foi a primeira doação de órgãos realizada no São José em 2012. Ano passado, a instituição bateu seu recorde, atingindo 13 captações de múltiplos órgãos.
A informação é a principal arma para salvar vidas que necessitam de transplante, por isso, é importante as pessoas falarem deste tema com seus familiares e deixar avisado a eles sua intenção de ser doador.
¹Com informações de Taize Pizoni/ Assessoria Comunicação - Marketing do Hospital São José. Fonte: https://www.portalsatc.com