Opiniões sobre a decisão do TRF em manter fechado o CTMO- HEMOPE

09/02/2012 00:41

Através de Liliane Peritore (ATMO) obtivemos um e-mail na íntegra abordando sobre a decisão de desembargador do TRF em manter o CTMO- HEMOPE, seguindo determinação original do Governo do Estado de Pernambuco. A referida decisão do desembargador seu-se em cima de dados que refletem produtividade entre o Hemope e o centro de transplantes num endereço temporário que é o Hospital Português. Fato que a produtividade, ou melhor citando os índices sejam extremamente importantes quando se trata de atendimento público de saúde. Observem a constatação do e-mail que divulgamos a seguir, autoria de Cristina Botelho (cristinambotelho@hotmail.com)

 

 LASTIMÁVEL mas não surpreende a decisão do desembargador Bruno Leonardo Câmara Carrá que ao invés de questionar o governo porque manteve o CTMO como projeto piloto por 10 anos ao invés de desenvolvê-lo, sabendo da necessidade de ampliação do número de leitos no estado. 


PIOR ainda a afirmativa de que o hospital privado dedica melhor serviço ao paciente. Esse argumento é facilmente questionável, basta entrevistar os pacientes e familiares que o digníssimo desembargador descobriria que são atendidos por profissionais de saúde sem a especialização necessária, ao invés de médicos hematologistas nas consultas, são enfermeiros, farmacêuticos e outros. 

Não existe uma equipe multiprofissional para assisti-los como havia no CTMO, não por falta de necessidade dos demais profissionais. Visitando o referido hospital, sr. desembargador, logo descobriria que o paciente quando necessitar de assistência intensiva, irá para UTI geral, elevando o risco por contato com outras patologias. Investigar o tempo de hospitalização dos pacientes e principalmente o acompanhamento no pós TMO, faria novas descobertas que provavelmente reverteria esse conceito de qualidade no qual parece crer. 

Entretanto, ao que sei cabe ainda a decisão de outros desembargadores e espero sinceramente que seja feita uma avaliação criteriosa com profissionais sérios e comprometidos com a saúde pública para auxiliá-los nestes esclarecimentos.

Significa que continuaremos a insistir na defesa da saúde pública, de qualidade e especialmente no exercício de cidadania que move àqueles que lutam pelo bem comum, sem interesses pessoais. Por favor, aos que estiveram comungando desse movimento, peço que compartilhem."

Cristina Botelho  (08/fev/2012 - 20:38h) 

cristinabotelho@hotmail.com 

 

A ACDM reserva seu espaço democraticamente a toda e qualquer manifestação, desde que apontado autor e algum dado de contato. Nossa postura sempre será a de repassar pontos de vista e sobretudo a informação mais transparente e imparcial.

Quem desejar enviar seus comentários (a serem publicados aqui) podem utilizar-se do e-mail contato@doemedula.net  (ACDM)

 


Crie um site gratuito Webnode