MANIFESTO DO NAT – SEGURANÇA TRANSFUSIONAL - Campanha da ABRALE e ABRASTA
MANIFESTO DO NAT – SEGURANÇA TRANSFUSIONAL
A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia - ABRALE e a ABRASTA – Associação Brasileira de Talassemia, criadas com o objetivo de apoiar e oferecer suporte ao tratamento de pacientes de doenças hematológicas, promovem uma campanha de conscientização do direito do receptor de sangue à segurança transfusional.
Esse movimento visa a implantação obrigatória em todo território nacional do Teste de Ácido Nucléico – NAT, que aumenta a segurança no processo de transfusão de sangue.
Uma vez comprovada mundialmente a segurança do NAT, é direito de todo cidadão receber sangue livre de contaminações, pois a saúde é garantia constitucional, inserida entre os direitos fundamentais do cidadão.
O NAT oferece uma segurança 84% maior que os outros testes quanto à contaminação pelo vírus das Hepatites "B" e "C" e é 68% mais seguro em relação à contaminação pelo vírus da AIDS (HIV), diminuindo o tempo entre a contaminação do doador e sua detecção no sangue, período denominado "janela imunológica".
Embora a Portaria nº 1.353, de 13/06/11, venha regulamentar a atividade hemoterápica no país, estabelecendo diretrizes para a segurança no processo, ainda não tornou obrigatória a realização do teste NAT, considerado o mais seguro para o receptor.
Em função dessa realidade a ABRALE, ABRASTA, AMEO – Associação da Medula Óssea, IBraFHI, ABHH - Associação Brasileira de Hematologia e de Hemoterapia, Instituto Espaço de Vida e Federação Brasileira de Hemofilia promovem o presente MANIFESTO DO NAT, esperando contar com a adesão da população e da sociedade civil organizada para que o Poder Público garanta às pessoas que dependem de transfusões o direito a uma transfusão segura.
Exija os seus direitos! Participe do manifesto.
Para assinar o manifesto acesse: https://www.adaltech.com.br/sigeventos/abrale/manifesto2012/testenat/inscricao/frm_inscricao.asp?eveId=1&strConfirm=S
A ACDM APOIA E DIVULGA A CAMPANHA ACIMA LANÇADA PELA ABRALE E PELA ABRASTA EM SEU MANIFESTO ELETRÔNICO!