Lei determina doação de órgãos no México
Lei determina doação de órgãos no México
O Governo da Cidade do México aprovou uma reforma que transforma os moradores da capital mexicana em doadores de órgãos, a menos que manifestem por escrito sua contrariedade à nova lei. Até então, os candidatos a doadores é que deveriam expor sua disponibilidade. A ideia é criar uma cultura de doação de órgãos na metrópole. Segundo as autoridades locais, anualmente morrem no México cerca de 380 mil pessoas que poderiam ser doadores.
Apesar de passar a ser aplicada como padrão, dois requisitos determinarão se a doação será feita: os familiares diretos da pessoa falecida devem aprovar a medida e só serão doados os órgãos requeridos por outro paciente.
Mas a fila é longa. O Centro Nacional de Transplantes contabiliza que as doações cobrem apenas 50% das expectativas na rede de saúde.
Em janeiro, uma trapalhada no transporte de um coração que seria transplantado em uma paciente quase terminou em confusão.Funcionários de um hospital deixaram cair no asfalto a bolsa com o órgão tão esperadopor uma jovem de 28 anos na capital mexicana. Apesar do susto, o órgão acidentado se manteve intacto e o transplante foi concluído com sucesso.
fonte/ extraído: https://oglobo.globo.com