IJF é responsável pela captação de 70,4% de órgãos no Ceará

16/02/2012 21:32

 

O Instituto Dr. José Frota (IJF) é a principal fonte de captação de órgãos do Ceará. O hospital foi o responsável, em 2011, por 70,4% dos órgãos transplantados no Estado, o que representa um total de 1.292 pessoas 

que tiveram a vida transformada pela doação de órgãos e tecidos.


A coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Captação de Órgãos (Cihdott), Fátima Belarmino, aponta que o grupo é composto por uma equipe multidisciplinar preparada para lidar com a família no momento tão delicado como é a morte do parente. “O grande desafio é fazer com que a família entenda que, no caso de uma morte encefálica, a morte é irreversível”, determina.


Segundo Belarmino, é difícil para os familiares entenderem que, mesmo com o coração batendo, não vai ser mais possível trazer o parente à vida. “Porque é um trabalho que tem de lidar com o fim da esperança da recuperação. Ao mesmo tempo, que se pode recuperar outra vida”.


Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), em todo o Brasil, a taxa de doadores efetivos e de doadores que tiveram órgãos transplantados em 2011 foi de 10,7 e de 10,6 por milhão de habitantes. Transplantes de pulmão são realizados em apenas quatro estados – Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Ceará, que começou a realizar esse tipo de procedimento em 2011. E já no primeiro ano, o Estado ficou com a segunda melhor taxa de transplantes de pulmão por milhão da população. (AF)

Texto: https://www.opovo.com.br