Hospital Infantil de Londrina faz primeira captação múltipla de órgãos

20/04/2012 22:10

 

O Hospital Infantil Sagrada Família (HISF), de Londrina, realizou na noite desta terça-feira (18), a primeira captação de múltiplos órgãos no local. A família do doador, um garoto de 12 anos, primou pela solidariedade e levou uma nova chande de vida para, no mínimo, cinco crianças que aguardavam na fila de transplantes no Paraná.

De acordo com a assessoria de imprensa do HISF, horas após o procedimento de retirada dos órgãos, as primeiras dessas crianças recebia o fígado em Curitiba. Outras duas crianças receberam os rins, também na capital paranaense.

Também foram retgirados os globos oculares (para córneas e esclerótica - o branco do olho) e o coração para uso das válvulas. Os globos oculares foram encaminhadas para o Banco de Olhos do Hospital Universitário (HU) de Londrina, enquanto que as válvulas para o Banco de Válvulas de Curitiba.

O doador, que não teve o nome divulgado a pedido da Central de Transplantes, era morador de um município do norte pioneiro do Estado. Ele teve morte encefálica devido a complicações clínicas de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.

 

Devanir Parra/HISF

Hospital Infantil de Londrina faz primeira captação múltipla de órgãos - Devanir Parra/HISF

Um das equipes de especialistas que trabalharam na remoção dos órgãos no Hospital Infantil de Londrina para serem transplantados em outros pacientes

 

As cirurgias para retirada dos órgãos no HISF tiveram início às 22h30 e terminaram às 3h30 desta quinta-feira (19). Cirurgiões especializados de Curitiba fizeram a retirada do fígado e coração para válvulas. Os rins e os globos oculares foram retirados por cirurgiões especializados de Londrina. Todos os envolvidos nessa cirurgia são credenciados como captadores e/ou transplantadores junto ao Sistema Nacional de Transplantes, do Minsitério da Saúde.

Capacitação

Os dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) para o Paraná mostram que a doação de órgãos de crianças não é comum. Em 2011, segundo a ABTO, houve seis doações de órgãos de crianças entre 12 e 17 anos, no Estado. Na faixa de idade entre zero e 11 anos não foi registrada nenhuma doação no mesmo período no território paranaense.

Além de contar com a compreensão da família do garoto que entendeu a importância da doação dos órgãos, a primeira captação de múltiplos órgãos no HISF se deve também ao trabalho da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL). Coordenada pela enfermeira Érika Fernanda Bezerra, a CIHDOTT realizou, em fevereiro, um treinamento sobre doação de órgãos em crianças, específico para os profissionais do HISF.

Um dos pontos trabalhados no treinamento foi a abordagem da família dos potenciais doadores – uma questão ainda mais delicada por se tratar de criança. "A morte de uma criança em qualquer situação é sempre muito triste. Mas, como profissionais da saúde precisamos pensar nas vidas que essas situação – inevitável - pode salvar", afirmou Érika Bezerra.

Fonte: https://londrina.odiario.com