HEMOSUL - Garoto descobre que esta com leucemia há três anos e precisa de doador de medula óssea

30/03/2012 22:37

Garoto descobre que esta com leucemia há três anos e precisa de doador de medula óssea 




Victor Hugo Coelho Pereira, 14 anos, sofre de leucemia desde 2009 e está na fila de espera do Centro Hematologia Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul), para conseguir um voluntário de doação de medula óssea.

Conforme a mãe de Victor, Dirce Coelho, ele estava com 11 anos quando começou a sentir dores nos pés. O garoto foi levado para vários médicos e fazia exames e os médicos não conseguiam descobrir o que o garoto tinha.

Depois de passar por 11 medicos, foi pedido radiografias e ressonância magnéticas. Victor estava com os pés inchados e tinha uma mancha vermelha que era enorme e ficava incomodando o garoto. No dia 17/07/2009, os pais do garoto e uma parte da família foi chamado no hospital e teve a confirmação da doença leucemia que é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos). Conforme o Instituto Tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. A medula é o local de formação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos, aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.

Dirce alega que quando recebeu a notícia sabia somente que a doença era um câncer devido a um filme que tinha assistido com a atriz Julia Roberts e outro ator que sofria de leucemia e parecia que iria morrer.

“Fiquei assustada e não sabia a profundidade das coisas que iríamos passar. Ele teve que tomar morfina por causa das dores que senti nos ossos do corpo. O meu filho usou muletas e ficou uma época na cadeira de rodas. Nesse ano ficou duas vezes internado”, cita a mãe.

Mesmo com as dificuldades no dia-a-dia, Victor não parou de estudar e está cursando o primeiro ano do ensino médio. Tres vezes por semana ele passa pelo tratamento quimioterapia. Hoje( 29), Victor está em casa e continua se cuidando. Ele não está usando as muletas e cadeiras de rodas, mas conta com a colaboração de voluntários para ir até o Hemosul e se cadastrar para fazer o transplante se caso seja compatível.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer, qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar medula óssea. Esta é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, e se recompõe em apenas 15 dias. O Hemosul fica na Fernando Correa da Costa, 1304 . Telefones: 3312-1500

 


Fonte: Alessandra Carvalho - Capital News (www.capitalnews.com.br)