Hemonúcleo Umuarama fará mutirão de coleta de sangue no sábado dia 18/02/2012

16/02/2012 21:15

 

Hemonúcleo fará mutirão de coleta no sábado
 

 

 
Umuarama - O Hemonúcleo de Umuarama vai realizar, entre 8h e 17 horas deste sábado de Carnaval, um mutirão de coleta de sangue. E para obter sucesso na iniciativa, a entidade pede que a população colabore e compareça para doar sangue. A ação se justifica diante da redução no número de doadores, verificada nas últimas semanas, e também pela perspectiva de aumento da demanda por sangue e seus derivados no feriadão de Carnaval.
“No início do ano estávamos com uma média de 20 a 30 doadores por dia, mas desde a semana passada este número caiu para seis a sete doadores diários, reduzindo nossos estoques exatamente nas proximidades do Carnaval, uma das épocas do ano em que há maior demanda por sangue nos hospitais”, explica o diretor do Hemonúcleo, Cláudio Francisconi.
O mutirão será realizado no próprio Hemonúcleo, localizado na Avenida Manaus, 4444, Centro Cívico, próximo à Prefeitura. O procedimento é simples, rápido (cerca de 40 minutos), não tem contra-indicação e praticamente todos os cidadãos entre 16 e 67 anos podem doar, a não ser em casos muito específicos (veja box). “É uma boa oportunidade para exercer a solidariedade e ajudar o próximo”, destaca Francisconi.
O diretor explica que o Hemonúcleo de Umuarama atende os três hospitais locais e ainda auxilia outros 28 municípios da região, o que gera uma demanda muito grande por bolsas de sangue. “Com a redução recente no número de doadores, temos que fazer mutirões como este para ter condições de atender toda a demanda, já que a quantidade de pessoas que precisam de transfusão não diminui, pelo contrário, até aumenta em períodos específicos como o Carnaval”, afirma.
Francisconi lembra ainda que todo sangue doado é testado no Laboratório Central do Estado (Lacen), para detectar possível contaminação por doenças. Por isso, os doadores têm direito, gratuitamente, aos exames da doença de Chagas, sífilis, hepatites B e C e HIV.

 

Conheça os critérios para
ser doador de sangue

A doação de sangue é um procedimento rápido, fácil e sem contra-indicações. Estão aptos a doar todos os cidadãos entre 16 e 67 anos, com mais de 50 quilos e em bom estado de saúde. Caso o voluntário tenha entre 16 e 17 anos, porém, somente poderá doar se estiver acompanhado dos pais ou responsáveis.
Antes de se dirigir ao Hemonúcleo, o doador deve se alimentar (café da manhã ou almoço, dependendo do período), evitando comidas muito gordurosas nas quatro horas anteriores à doação. Após o fim do procedimento, o doador recebe um lanche (chá e bolachas) e pode retomar as atividades normais no mesmo dia, já que a quantidade de sangue extraída representa menos de 10% do total do líquido que circula no corpo.

Fonte: Umuarama Ilustrado - https://www.ilustrado.com.br 
A doação é vetada para pessoas que estão com gripe forte (não inclui resfriados leves), que tomam medicamentos controlados, hipertensos e diabéticos. Casos mais específicos são esclarecidos pela equipe de atendimento do Hemonúcleo, que funciona das 8h às 17h. É necessário levar um documento oficial de identificação (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação).