Hemonúcleo Regional de Jaú (interior de São Paulo) precisa de plaquetas e sangue
O Hemonúcleo Regional de Jaú, localizado no Hospital Amaral Carvalho em Jaú (47 quilômetros de Bauru) faz apelo por doações. Responsável pela distribuição de sangue para nove municípios e 11 hospitais da região, a unidade pede doações com urgência, especialmente de plaquetas e sangue do tipo O positivo.
De acordo com o coordenador técnico do Hemonúcleo, Francisco Martins da Costa Filho, o caráter constante de urgência para captação de sangue do local se dá em virtude da demanda: entre os hospitais que atende esta o Hospital Amaral Carvalho (HAC), que é o que mais utiliza bolsas de sangue, pois trata pacientes que fazem quimioterapia e transplante de medula óssea. “Esses pacientes precisam de muitas transfusões sanguíneas”, explica.
Para o coordenador técnico, doadores de sangue são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. "Ao dedicar parte do seu tempo (25 minutos em média) para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até três pacientes diferentes", explica.
Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com um intervalo de 60 dias entre cada doação. Já as mulheres podem colaborar três vezes, com intervalo de 90 dias. No caso da doação de plaquetas por aférese, tanto homens como mulheres podem doar até quatro vezes por mês e 24 vezes por ano, com um descanso mínimo de 72h entre cada doação.
A doação de sangue não precisa de agendamento, mas a de plaquetas sim. Para marcar um horário o telefone é (14) 3602-1355.
Fonte: www.jcnet.com.br/noticias.php?codigo=227191