Hemocentro de Goiás faz apelo por doações de sangue
Hemocentro faz apelo por doações de sangue

Às vésperas do feriado da Semana Santa, o Hemocentro de Goiás faz um apelo à população goiana para que doe sangue nos próximos dias para reforçar o estoque do banco de sangue. Conforme explica a diretora técnica da unidade, a hematologista Cristiane Tuma, mesmo com o funcionamento no último sábado não foram realizadas as captações esperadas para dar mais tranquilidade no período de aumento da demanda pelas bolsas de sangue durante feriados.
Cristiane Tuma alerta que, “para manter um estoque pleno em épocas de feriado é preciso receber, em média, doações de 150 pessoas por dia. Isso não tem acontecido”. Além disso, as plaquetas também utilizadas nas transfusões têm validade de apenas cinco dias, o que requer da unidade um fluxo de doadores ininterrupto, explica.
O Hemocentro funcionará em horário normal esta semana (das 7 às 17h30), de hoje até quinta-feira, dia 5. “Geralmente, a quinta-feira apresenta forte baixa pois muitas pessoas viajam. Esperamos que este ano seja diferente”, alega.
Para ser doador basta ter entre 16 e 65 anos, estando os menores acompanhados dos pais ou responsáveis, não ter ingerido bebida alcoólica, nem estar tomando medicamentos controlados.
Agência Goiana de Comunicação