Hemoal necessita em média de 300 bolsas de sangue para atender a demanda
Hemoal necessita em média de 300 bolsas de sangue para atender a demanda
Sidléia Vasconcelos

Foto: Sidléia Vasconcelos
“Doe sangue e faça alguém nascer de novo”. Esse é o lema do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) durante o ano inteiro, sobretudo nos festejos de Momo, período em que a procura por sangue aumenta em até 30% comparando com outras datas. De acordo com o Hemocentro, o ideal é que o banco de sangue apresente uma média de 300 unidades no estoque durante esse período.
Visando atender toda a demanda durante as festas carnavalescas, o Hemoal realizou na semana passada, uma campanha a fim de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.
Segundo a Assistente Social do Hemoal, Nadja Braga, a campanha teve como objetivo estabilizar o estoque de sangue para atender a demanda durante o carnaval. “Esse é um período de festa e alegria, mas, infelizmente as pessoas se excedem e acabam precisando de sangue”, afirmou acrescentando que atualmente o estoque de sangue do Hemoal é considerado baixo.
Nadja coloca que o órgão ficará fechado durante cinco dias e por isso precisa fazer um chamamento para que as pessoas compareçam na unidade para fazer a sua doação, até as vésperas da festa de Momo.
Na última terça-feira, o Hemoal só tinha 96 bolsas de sangue no estoque; apenas duas unidades de ‘O’ negativo. “Precisamos muito de ‘A’ positivo e ‘O’ negativo, mas todos os grupos interessam ao órgão.Infelizmente as pessoas ainda não têm a consciência de doar sangue”, pondera Braga.
O Hemoal tem procura descentralizar os postos de coleta - com a unidade móvel - para que a população possa ter acesso. “Infelizmente é difícil manter o estoque. As pessoas precisam quebrar o tabu de que quem doa uma vez, tem que doar sempre. Muitos falam que depois da doação o sangue afina etc. isso é tudo mito”, afirma a Assistente Social.
Vale lembrar que o intervalo para doação é de 60 dias para os homens e 90 dias para as mulheres. O procedimento todo entre triagem e doação demora no máximo 30 minutos.
Aos interessados em fazer este gesto de solidariedade, basta procurar a sede do Hemoal, que fica localizado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Hospital Geral do Estado, no horário das 07h às 18h ou na unidade Farol que fica localizado no Hospital do Açúcar. No interior do Estado as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), das 8h às 17h.
Condições para ser doador
Vale ressaltar que a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador; a recuperação é imediata. Para ser um doador o candidato tem que gozar de boa saúde, comparecer a unidade portando documento oficial com foto (RG, CNH etc), ter idade entre 16 e 67 anos (aqueles de 16 e 17 anos devem ir acompanhados com os pais), pesar acima de 50 kg, nunca doar sangue em jejum, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, evitar fumar por pelo menos 2 horas antes, evitar alimentos gordurosos e ter repouso mínimo de 6 horas na noite anterior.
Quem não pode doar
Aqueles candidatos que teve hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue (AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas), usuários de drogas e aqueles que tiveram relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses.
Fonte: Alagoas em tempo real - www.alagoastempo.com.b