Governo do Amazonas vai intensificar busca por doadores de órgãos no Amazonas

16/02/2012 21:01

 

Mais de 470 pessoas que aguardam transplante renal e ainda não têm um doador poderão ser beneficiadas pelo Projeto de Adesão ao Plano Nacional de Implantação de Organizações de Órgãos e Tecidos. O contrato de gestão do projeto foi assinado na segunda-feira (13) pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades).

A Aades, em parceria com a Susam, ficará encarregada da execução do projeto, que tem como objetivo intensificar a busca por doadores de órgãos e tecidos no Amazonas e aumentar o número de transplantes no Estado. “Segundo dados da Susam, temos hoje 477 pessoas a espera de um transplante renal, sem doador. A partir de uma busca ativa de órgãos por meio do projeto será possível diminuir essa fila de espera”, informa a presidente da Aades, Ana Paula Machado Andrade de Aguiar.

O projeto prevê a implantação da Organização de Procura de Órgãos (OPO), que terá sede em Manaus na Fundação Hospital Adriano Jorge, e a estruturação da Coordenação e da Central de Transplantes do Amazonas. Também será realizado um trabalho de divulgação para sensibilizar a sociedade para a doação de órgãos. “Nossa meta é ampliar em 30% o número de transplante de órgãos e tecidos no Estado no primeiro ano do projeto”, informa Ana Paula.

A coordenadora estadual de Transplantes, Leny Passos, informa que o primeiro transplante renal de doador falecido foi realizado no dia 8 de julho de 2011. Desde essa data, foi feita a captação de órgãos em seis doadores falecidos e realizados 12 transplantes no Amazonas.

Doadores – A prioridade da OPO será a busca ativa de doadores falecidos nas principais unidades de emergência da cidade. Profissionais como médicos intensivistas, neurologistas, técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos serão capacitados, assim como os servidores que atuam na Central de Notificação, Capacitação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) e nas Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIDOTTs) existentes. Em breve deve ser publicado o edital do processo seletivo para contratação de pessoal para atuar no projeto.

fonte: Governo do Estado do Amazonas - https://www.amazonas.am.gov.br