FLORES DA CUNHA (RS ) - CAMPANHA DA MEDULA EM 09/12/2011
Em Flores da Cunha haverá campanha de Doação de Medula Óssea
Meta é cadastrar e coletar 500 amostras de sangue de doadores, para verificar a compatibilidade com o paciente Altair Corso, portador de linfoma
A secretaria da Saúde de Flores da Cunha em parceria com o Hemocentro de Caxias do Sul está promovendo uma campanha de doação de medula óssea. A ação acontece sexta-feira, 9, nas salas de Catequese do Salão Paroquial, das 9h às 11h45min e das 13h às 16h30min.
A meta é cadastrar e coletar 500 amostras de sangue de doadores do município, para verificar a compatibilidade com o paciente Altair Corso, portador de linfoma, necessitando de transplante de Medula Óssea. Cada doador deverá doar cinco ml de sangue.
O sangue coletado é enviado para um Serviço de Referência onde é realizado um teste de laboratório (exame de histocompatibilidade – HLA) que identifica características genéticas que podem influenciar no transplante.
Cada exame é incluído no Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Esse cadastro é feito apenas uma vez na vida e fica registrado até o doador completar 60 anos.
Quando identificada a compatibilidade com um paciente que necessita de transplante, exames clínicos e laboratoriais mais detalhados são realizados. Se confirmada essa compatibilidade, o doador será consultado para decidir quanto à doação.
A medula óssea é um líquido que ocupa o interior dos ossos, onde são produzidas as células do sangue como: as hemácias, os leucócitos e as plaquetas. O transplante é necessário em caso de leucemia, aplasias de medula, linfomas, mieloma e outras doenças que necessitam desse procedimento.
A doação é realizada em centro cirúrgico hospitalar com anestesia geral. Consiste em punções com agulhas finas e especiais na região da bacia (quatro a oito punções). São retirados no máximo, 10% da medula óssea – o equivalente a uma bolsa de sangue.
Confira os requisitos para doação de Medula Óssea:
Ter entre 18 e 55 anos incompletos;
Estar em boas condições de saúde;
Não é necessário estar em jejum;
Devem ser apresentados documento oficial de Identidade e CPF.
A Campanha é realizada em parceria com a Liga Feminina de combate ao Câncer, Hospital Fátima de Flores da Cunha, Laboratórios Flores da Cunha, Vitaclin, São Pedro e Centro Empresarial.
Mais informações devem ser obtidas por meio do fone (54) 3292.6800.