FHS discute funcionamento do Hospital de Lagarto com gestores municipais

14/04/2012 01:53

FHS discute funcionamento do Hospital de Lagarto com gestores municipais 



A reunião representou um momento oportuno para a ampliação dos serviços prestados aos usuários do SUS no Centro-Sul de Sergipe

Explicar melhor o funcionamento da unidade, o modelo assistencial adotado no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e discutir medidas e ações que proporcionem uma maior integração entre a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e as secretarias de Saúde dos seis municípios que fazem parte da região cuja cobertura é de responsabilidade do Hospital Regional ‘Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro’, localizado em Lagarto, município do Centro-sul do estado.  Com esses objetivos o diretor-geral da FHS, Emanuel Messias Barboza, e o diretor-operacional da fundação, José Edvaldo dos Santos, participaram na manhã desta quinta-feira, 12, de reunião técnica com o prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, e a secretária de Saúde do município, Alyne Almeida.

O encontro reuniu ainda outros gestores da Fundação Hospitalar, o superintendente do HRL, Fábio Mendes Fernandes, o diretor-técnico do hospital, Jonhson Lucas Marques, além das secretárias de Saúde de Poço Verde, Josefa Dória de Almeida, e Elisângela Santos de Jesus, de Riachão do Dantas.

Para o diretor geral da FHS, Emanuel Messias, a reunião com o prefeito, secretários e demais gestores dos municípios da região Centro-Sul de Sergipe representou um momento oportuno para iniciar parcerias importantes que resultem efetivamente na ampliação dos serviços prestados aos usuários do SUS. “É uma oportunidade que temos para estreitar esta relação e construirmos uma parceria maior com os municípios, unindo esforços para garantir uma melhor assistência, pois a atenção básica, especializada e hospitalar são feitas para atender à população”, justificou.

Segundo Emanuel, a partir do momento em que há uma melhor harmonia e regulação da assistência em cada rede que compõe o Sistema Único de Saúde, em especial a Atenção Primária e a de urgência e emergência hospitalar, será possível qualificar ainda mais o atendimento na ponta, ao cidadão. “Apresentamos vários dados aos gestores, mostrando inclusive que o Hospital Regional de Lagarto, cujo perfil é de urgência e emergência, ainda sofre uma forte pressão da atenção básica, mas que a partir desse momento caminhamos para construir processo de atenção em cada nível, da forma como deve ser feito, qualificando ainda mais a assistência à população prestada pela unidade”, afirmou.

Essa oportunidade também foi destacada pelo prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, que reconheceu o esforço que o governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da FHS, tem feito para ampliar o acesso da população a mais e melhores serviços na região. “O que estamos vendo, por parte da diretoria, é a boa vontade de o hospital estar atendendo bem à população, bem como de cada vez mais organizar melhor os serviços”, disse.

O prefeito destacou o fato de reuniões como a ocorrida nesta quinta-feira permitir a discussão e solução de problemas afeitos ao setor de saúde na região. “A nossa proposta é a de formarmos parcerias, no intuito de resolvermos questões importantes relacionadas à assistência na região, principalmente porque Lagarto hoje detém a gestão plena da Saúde”, salientou. Essas parcerias, na avaliação da secretária municipal de Saúde de Lagarto, também ajudarão a consolidar o desempenho do HRL.

 “O que queremos também é contribuir para tornar o Hospital Regional de Lagarto uma referência de bom atendimento e de grande resolutividade. Então, a nossa intenção, enquanto gestores municipais, é de estreitar os laços e ajudar a construir essa imagem positiva do hospital”, salientou.

Acolhimento

Durante a visita, o prefeito de Lagarto, secretárias municipais e demais gestores ouviram explicações do diretor operacional da FHS, Edvaldo dos Santos, e assistiram a uma apresentação sobre a produção do HRL em 2011 e como funciona o modelo assistencial do Acolhimento com Classificação de Risco, preconizado pelo Ministério da Saúde e adotado por todas as unidades hospitalares e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), gerenciadas pela fundação, com a implementação da Reforma Sanitária e Gerencial do SUS Sergipe pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“A missão do hospital é atender casos de urgência e emergência, e vem fazendo a parte dele, com base no Acolhimento com Classificação de Risco, que prioriza o atendimento pela gravidade do paciente”, explicou o diretor operacional. Na ocasião, ele salientou que uma demanda espontânea de usuários que procura o hospital, embora muitas vezes não se encaixe nesse perfil, não deixa de ser atendida na unidade. Somente, no ano passado, o Hospital Regional de Lagarto atendeu pouco mais de 57 mil pacientes e realizou em torno de 106 mil procedimentos de urgência e emergência.

Durante a reunião, os diretores da FHS, o prefeito e os gestores municipais também foram informados sobre ativação do centro cirúrgico do Hospital Regional de Lagarto e o perfil das cirurgias que já vêm sendo realizadas desde a semana passada na unidade. Na ocasião, Edvaldo dos Santos informou que, em breve, com a implantação de um eletroencefalograma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Lagarto também irá se transformar num ponto de captação de órgãos para transplantes.

Fonte: https://www.faxaju.com.br