Nos próximos dias 5 e 6 de dezembro será realizado em Rio Negro o cadastro voluntário de doadores de medula óssea.

Quem quiser se tornar doador poderá comparecer à Sede da Madem ou Embalplan no dia 5 (segunda-feira), das 13h às 18h, ou na Sociedade Vitória no dia 6, das 8h às 16h30min.

A ação faz parte de uma campanha iniciada pela família da pequena Flávia Isabella, filha do casal Julyanne Francisco Alves Pinto e Rodrigo Adriano Pinto. Prestes a completar um ano de idade, desde os três meses ela luta contra um tipo raro de doença imunológica – a Histiocitose Sistêmica de Langerhans. Essa doença é associada ao acúmulo de células de Langerhans em vários tecidos e afeta os ossos, a pele, o pulmão, o fígado e o baço. A única esperança de cura para Flávia é o transplante de medula.

O cadastro de doadores voluntários em Rio Negro foi viabilizado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Biobanco do Hospital de Clínicas, com o apoio de várias empresas de riomafra.

Ao se cadastrar, o voluntário passa a fazer parte do Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – e passará a ser um doador em potencial para qualquer uma das milhares de pessoas que aguardam uma doação.

Para se tornar doador, é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade e não possuir doença infecciosa. A coleta é feita a partir de uma pequena amostra de sangue, na qual é realizado o exame de compatibilidade. Quem já é cadastrado não precisa refazer o exame. A família de Flávia agradece de antemão a todas as pessoas que generosamente fizerem sua doação. Mais informações pelos fones 36420948 ou 99615852

“Cadastre-se como voluntário. Primeiro você doa esperança. Mas se tudo der certo, você também vai doar vida”.

Fonte: www.clickriomafra.com.br/portal/noticias/riomafra/?p=8946