CAMPANHA EXTERNA DO HEMOPA DIA 09/02/2012 DAS 08H ÀS 16H

09/02/2012 13:49

 

Campanha externa com agentes da saúde

 
Nesta quinta-feira, de 8h às 16h, será realizada campanha externa de doação de sangue, com sala montada, na sede Casa Saúde Família, na Tv. Barão do Triunfo, 1015. A ação estratégica faz parte dos Programas de Agentes Comunitário de Saúde (PAC´S) e da Saúde Família (PSF), da Pirajá. A meta será de 100 coletas.
A comunidade atendida foi sensibilizada na semana passada, dia 03, com o arrastão do “Bloco da Solidariedade pela Saúde”, que percorreu as principais ruas e avenidas do bairro da Pedreira.Técnicos do hemocentro também ministraram palestras sobre o tema.
A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias aposta na superação da meta prevista. “Estamos tendo excelentes resultados com a atuação dos agentes de saúde”, afirmou, adiantando que a ação faz parte do programa “Formação de Agentes Multiplicadores da doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea, que o hemocentro desenvolve com agentes da saúde da Região Metropolitana de Belém (RMB). “Desde 2011, já realizamos 14 oficinas, sendo que 11, ano passado e quatro este ano, resultando na capacitação de 276 agentes”.
Segundo ela, este ano, o estoque sangue do hemocentro está recebendo significativo reforço de coletas das comunidades do Bengui, Pirajá e Canal do Galo. Os voluntários foram encaminhos por agentes de saúde que passaram por capacitação, durante oficinas para formação de agentes multiplicadores.
A mobilização dará suporte para estoque de sangue do hemocentro para posterior abastecimento da rede hospitalar, que neste mês de carnaval, sofre alteração com aumento da necessidade transfusional devidos aos excessos cometidos, elevando o número de intercorrências hospitalares, especialmente, nas unidades de urgência e emergência.
Quem pode doar sangue: candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos. Peso acima de 50 kg . Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto
Serviço: O Hemopa espera por você na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 17h. Maiores informações pelo fone: 08002808118
Fonte; blog do Hemopa https://fundacaohemopa.blogspot.com