Adriel Arvolea
As atividades do Banco Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro foram suspensas em agosto de 2011. A decisão foi tomada pela Vigilância Sanitária Estadual em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal, a fim de que a unidade atenda às adequações necessárias exigidas pela nova legislação, que dispõe sobre a homoterapia, contidas na RDC nº 57 da Anvisa. Passados quase seis meses da suspensão, ainda não existe uma data exata para o retorno das atividades diárias. “Será construído um novo espaço para o Banco de Sangue, totalmente equipado e atendendo todas as exigências necessárias para que o atendimento seja normalizado”, explica a biomédica Caroline Sorrente.
No entanto, quem quiser doar deve procurar um dos postos de coleta da Unicamp - o mais próximo é a Santa Casa de Piracicaba, ou aguardar as coletas programadas mensalmente que são realizadas por unidade móvel no pátio da Santa Casa de Rio Claro. “Até o final do ano, as coletas já estão programadas e outras esporádicas também irão acontecer. A captação e orientação a todos os doadores é feita diariamente, por meio das assistentes sociais da instituição e de toda a equipe da Agência Transfusional de Rio Claro. Conversamos com familiares e amigos de pacientes que foram submetidos a transfusões e os orientamos passando a data da coleta”, esclarece Sorrente.
Em casos de urgência/emergência, pacientes locais são atendidos normalmente, com o abastecimento de bolsas de sangue pela Unicamp, com estoque disponível para quaisquer eventualidade, cirurgias eletivas e rotinas.