Amambai: HR organiza campanha de doação de sangue - 08 FEV!
Amambai: HR organiza campanha de doação de sangue
Bruno Martins
A direção do Hospital Regional, juntamente com parte da equipe de enfermagem, está organizando uma campanha de doação de sangue e medula óssea em Amambai.
Essa campanha, que ocorre todos os anos, tem o intuito de aumentar os estoques no banco de sangue que alimentam a cidade. Amambai, juntamente com outras várias cidades do Estado, é dependente do hemonúcleo de Ponta Porã. Todo o sangue coletado em campanhas é estocado e armazenado nesse centro.
Todos os doadores interessados em participar dessa campanha realizarão testes prévios que comprovarão seu estado de saúde e se a doação poderá ser realizada.
Toda pessoa com idade entre 18 e 65 anos pode doar. O requisito ‘boa saúde’ é outro fator muito importante, porque além de assegurar a vida do doador, garante à pessoa que esteja recebendo esse sangue que esse material seja satisfatório para a sua recuperação. O peso mínimo de uma pessoa que tenha a intenção de doar deve alcançar os 50 kg.
Alguns mitos são os principais fatores para a diminuição do número de doadores disponíveis. Questões como ‘após a doação o sangue do doador afina ou engrossa’, que ‘a quantidade de sangue doado fará falta a quem o doou’, ‘após ter contribuído com a campanha a pessoa engorda ou emagrece’, são apenas especulações que dificultam o abastecimento dos bancos de sangue.
Os interessados podem procurar a direção do Hospital Regional para maiores informações.
Todos que se fizerem presentes na campanha serão cadastrados em um banco de dados que os torna doadores, mas o fato de doar não é dado como uma obrigação. O doador é voluntário e poderá realizar mais vezes o ato de doar.
O estoque de Amambai conta hoje com apenas uma bolsa de sangue, quantidade única disponível para suprir toda a cidade.
A campanha será realizada no dia 08 de fevereiro, das 08 às 16 horas, para que dê tempo de todos realizarem a doação.
Fonte: A Gazeta News