AL aprova projetos de conscientização sobre doação de sangue, órgãos e tecidos
Ciente de que a saúde é direito de todos e dever do Estado, a Assembleia Legislativa aprovou, em 2011, dois projetos de lei visando à promoção e conscientização da população cearense quanto à doação de sangue, órgãos e tecidos. O projeto de nº 55/11, de autoria da deputa Inês Arruda (PMDB), dispõe sobre a política estadual de doação de sangue, enquanto o de nº233/11, do deputado Welington Landim (PSB), estabelece no calendário estadual o dia da doação de órgãos e tecidos.
O projeto de nº55/11 institui a Política Estadual de Incentivo a Doação de Sangue, com a finalidade de promover a transfusão segura, garantir o estoque disponível nos bancos de sangue e incentivar as campanhas de doação.
Já o projeto do deputado Welington Landim estabelece o dia 21 de setembro como Dia Estadual da Conscientização da Doação de Órgãos e Tecidos. De acordo com ele, a ideia deriva da necessidade de se apoiar e avançar irrestritamente a campanha Doe de Coração, uma iniciativa da Fundação Edson Queiroz e do Sistema Verdes Mares.
O deputado chegou a explicar, em plenário, que a campanha Doe de Coração conseguiu, em nove anos, conscientizar grande parte dos cearenses contra o preconceito acerca da doação de órgãos. Segundo o parlamentar, antigamente 35% das famílias eram contra a doação de órgãos. Este número agora caiu para 20%. “A tendência é cair ainda mais”, avaliou Welington.
Welington explicou ainda que 21 de setembro é o Dia Internacional da Paz, Dia da Árvore e o Dia da Dedicação.
PE/JU
Fonte: advonews.com.br/al-aprova-projetos-de-conscientizacao-sobre-doacao-de-sangue-orgaos-e-tecidos/ Portal dos advogados - ADVONEWS