Está em discussão no País um acordo para facilitar o transporte aéreo de órgãos para transplantes. O assunto envolve além do Ministério da Saúde, Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, empresas aéreas privadas, representantes das empresas de táxis aéreos e forças armadas. Segundo a coordenadora substituta do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Amélia Trindade, o objetivo é agilizar o transporte em todo o País, principalmente na região Norte, que tem registrado maiores dificuldades. A expectativa é de que até o final deste ano fique pronto um documento oficializando e organizando o transporte aéreo de orgãos e das equipes em todo o território nacional.
"É fundamental esse processo, essa decisão quando se organizar toda essa malha aérea de transporte de órgãos e de equipes transportadoras vai dar um salto de qualidade muito grande para o transporte de órgãos no País, então, estamos vendo isso com uma grande expectativa porque sem dúvida vai ser uma contribuição imensa para que o Brasil, que já tem o maior sistema público de transplantes do mundo, se torne cada vez mais ágil, mais transparente e mais efetivo nesse processo."
Amélia Trindade lembra que o Sistema Nacional de Transplantes é para todos os brasileiros e que qualquer um pode precisar dele. A coordenadora esclarece que somente a família pode autorizar a doação, por isso, é importante contar para a família sobre o desejo de ser um doador:
"Converse com a sua família, discutam essa questão da doação e tire todas as suas dúvidas para que mesmo após o falecimento a gente possa estar ajudando pessoas a enxergarem, pessoas a voltarem para suas atividades normais, pessoas a saírem de uma máquina de hemodiálise, pessoas a saírem de dentro de UTIs que estão há meses internadas esperando um tipo de transplante de coração, de pulmão, de fígado."
Em 2011, o Brasil teve um aumento recorde no número de transplantes atingindo a marca de quase 23 mil e 400 cirurgias. O SUS, Sistema Único de Saúde, oferece assistência integral ao paciente transplantado, incluindo exames periódicos e medicamentos pós-transplante.
Reportagem, Hortência Guedes
TRANSPLANTE: Brasil discute forma para agilizar transporte aéreo de órgãos
30/03/2012 22:47
TRANSPLANTE: Brasil discute forma para agilizar transporte aéreo de órgãos