Pró-Sangue em SÃO PAULO precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos!

20/04/2012 22:25

 

Pró-Sangue precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos

 

Nesse momento, o estoque de sangue dos tipos O positivo e O negativo já está num patamar crítico

Após os feriados os hemocentros e bancos de sangue de todo o país costumam apresentar uma queda substantiva das doações. Enquanto por um lado muitas pessoas deixam de doar, por outro a demanda por sangue aumenta por conta de um maior número de acidentes.

Responsável pelo abastecimento de 128 hospitais da Região Metropolitana de São Paulo, a Fundação Pró-Sangue já começou a sentir o efeito dos últimos feriados. O estoque de bolsas está aquém do patamar desejado, sobretudo dos tipos O negativo e O positivo.

Isso certamente gera uma certa preocupação, pois além de a campanha de vacinação contra a gripe  estar próxima, o inverno também está chegando. Esses dois fatores afastam os candidatos dos postos de doação, seja pelo impedimento temporário em função da vacinação, seja pelo aumento das doenças respiratórias na população.

Algumas ações como a convocação de doadores por telefone, e-mail e SMS foram tomadas. Mas o apoio das pessoas é fundamental nesse período.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado (evitar alimentos gordurosos 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes), ter entre 16 e 67 anos ((para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar no mínimo de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto.

No mais, quem já recebeu a vacina contra gripe pode fazer sua doação de sangue 48 horas após a vacinação. Porém, se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Fonte: https://www.prosangue.sp.gov.br