Hemosc precisa de mais doadores de sangue

05/05/2012 14:39

 

Hemosc precisa de mais doadores de sangue

Amanda Garcia Ludwig - amanda.garcia@engeplus.com.br
 

Hemocentro Regional de Criciúma, teve uma baixa de 40% de doações de sangue nas últimas semanas. A responsável pela captação de doadores, Ana Rúbia Pelegrin Zanette, explicou que essa queda corresponde ao início do inverno, quando muitas pessoas ficam gripadas, impossibilitando a doação por um período de sete dias. “Agora tem início a vacinação contra a gripe H1N1, e as pessoas precisam saber que 48 horas depois de tomar a vacina elas já podem doar sangue", explica.

Ana Rúbia também explica que, apesar dos tipos de sangue negativo serem mais raro, todos os tipos são importantes para o banco de sangue.O Hemosc atende 28 hospitais e clínicas da região , e precisa que sejam feitas de 60 a 70 doações por dia para que toda a demanda seja atendida. Atualmente, com a chegada do inverno estamos atendendo em média 30 doadores por dia.
A doadora Sirlei da Silveira Patrício passou alguns anos sem doar, e nesta sexta-feira voltou a colaborar. “Um amigo meu precisou do sangue e decidi voltar a fazer doações. Agora que já me cadastrei, vou comparecer ao Hemosc ao menos três vezes no ano”, comenta. 

Mais informações - O Hemosc é aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min e não fecha ao meio-dia. Um sábado por mês o hemocentro abre das 8 horas às 12 horas. O doador pode agendar sua doação via internet no site www.hemosc.org.br ou ligar para o número (48) 3433-6611. Neste sábado, dia 5, o hemocentro de Criciúma estará aberto.

Hemocentro itinerante - No dia 10 de maio o Hemosc realizará uma coleta externa no bairro Estação, em Urussanga. Serão distribuídas 100 senhas para os doadores, e a equipe vai atender no local das 8h30min às 12 horas, e das 13h30min às 17h30min. Ana Rúbia afirma que a doação de sangue é um ato tranquilo, não dói, não prejudica e pode salvar até quatro vidas. 

Saiba mais - Homens podem doar a cada 60 dias, com o limite de quatro doações por ano. Mulheres podem doar a cada 90 dias, com o limite de três doações por ano.

O que é necessário para doar:
• Ter idade entre 18 e 67 anos, 11 meses e 29 dias;
• Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
• O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
• O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
• Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
• Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
• Ter repousado bem na noite antes da doação;
• Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
• Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
• Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

 

Fonte: https://www.engeplus.com.br