Hemocentro de Roraima organiza campanha para garantir abastecimento das unidades

05/04/2012 15:34

 

Hemocentro organiza campanha para garantir abastecimento das unidades


   


Foto:  Ascom Sesau
Hoje o Hemocentro precisa de sangue do tipo Rh negativo; quase 30 servidores da Câmara Municipal de Boa Vista farão as doações
Para garantir o abastecimento das unidades de saúde de todo o estado durante o feriado da Semana Santa, o Hemocentro de Roraima realiza, amanhã, uma campanha, em parceria com a Câmara Municipal de Boa Vista, para captar doadores de sangue. Para isso, a unidade iniciou a distribuição de material educativo entre os servidores. Além disso, 28 profissionais do legislativo municipal confirmaram doações.
 
Serão 14 servidores atendidos no horário da manhã e os demais à tarde, nesta quarta-feira, 04. De acordo com a psicóloga e assistente de captação, Madalena Menezes, todos os candidatos já são doadores de sangue. A unidade pede o apoio da população, pois, hoje o Hemocentro precisa de sangue do tipo Rh negativo.
 
Segundo Madalena, apenas os fatores O e A positivo estão em quantidade adequada. Os demais estão abaixo do ideal. Os interessados em se tornar doador voluntário podem procurar a unidade de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima. É importante que as pessoas tornem-se doadores fidelizados, pois é comum as pessoas fazerem apenas a primeira doação e não retornarem.
 
O Hemoraima é responsável pela coleta, processamento, armazenamento e fornecimento das bolsas para as unidades de saúde públicas e privadas de todo o estado. Por isso, é tão importante a doação. O sangue coletado é para atender, principalmente, as urgências que chegam ao Trauma do Pronto Socorro Francisco Elesbão.
 
TRIAGEM
 
Ao chegar à unidade, a pessoa é encaminhada à triagem, onde a passa pela análise clínica. Comportamento de risco é o principal motivo para a inaptidão, seguido de anemia, hipertensão, uso de medicamento e malária. Os casos são detectados durante uma entrevista feita para verificar se a pessoa apresentará algum problema de saúde.
 
Embora o sangue coletado passe por exames, é importante que o doador seja sincero durante a entrevista.  Outra preocupação dos profissionais de saúde com os doadores são os cuidados em relação às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Por isso, o profissional identifica se o doador tem comportamento de risco.
 
Caso o possível doador mantenha relações sexuais sem o uso de preservativo ou possua mais de um parceiro, ele deverá esperar o período de um ano, pois é o tempo necessário para realizar os exames de DSTs e obter um resultado seguro. Esse tempo é necessário para que não passe pelo período de janela imunológica, isto é, quando a pessoa tem o contato com o vírus, mas ainda assim o resultado sair negativo. Os cuidados são necessários para que seja coletado sangue seguro. Na tabela abaixo estão descritos alguns critérios de doação e tipos de impedimento.