Dia Mundial de Doação de Leite Materno será comemorado em maio No Piauí, o Banco de Leite da MDER prepara uma manhã de atividades na Ponte Estaiada

05/05/2012 14:53

 

O mês de maio será marcado pela mobilização em prol da doação do leite materno. É que a partir desse ano será comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano e os bancos de leite de todo o Brasil se mobilizam para sensibilizar a sociedade da importância deste ato de solidariedade.

No Piauí, o Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) prepara uma manhã de atividades na área de lazer da Ponte Estaiada, onde serão realizadas atividades físicas, distribuição de panfletos de campanha e compartilhadas informações acerca da doação de leite. “A ideia é incentivar a doação de leite humano, ao mesmo tempo em que comemoramos a data”, explica a coordenadora do Banco de Leite, Vanessa Paz.

A campanha, que é uma mobilização nacional apoiada pelo Ministério da Saúde e a Rede FioCruz, traz como tema Para você é leite, para a criança é vida. Doe leite, a vida agradece!. No Piauí, a campanha tem o apoio da Secretaria Estadual da Saúde.

É essencial que as mulheres que estejam amamentando entendam a importância de doar a produção excedente. O leite doado será ofertado aos prematuros internados, aos bebês filhos de mães portadoras do HIV ou outros problemas que impedem a amamentação. Na Maternidade Dona Evangelina Rosa, cerca de 80 bebês precisam de doação de leite diariamente para sobreviver.

A mobilização também irá reforçar a campanha Faça parte do Clube 2X mãe, lançada em janeiro de 2012 pelo diretor da maternidade, Francisco Martins. A Maternidade Dona Evangelina Rosa possui o título Hospital Amigo da Criança, oferecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através do Unicef. Entre os critérios para a concessão deste título está o incentivo ao aleitamento materno.

Fonte: https://180graus.com