Campanha de prevenção ao Câncer de mama cuida dos homens também

02/11/2011 16:25

 

Campanha de prevenção ao câncer de mama cuida dos homens também

Equipe Oncoguia (FONTE: www.oncoguia.com.br )
 

28/10/2011

 

Uma grande mobilização está acontecendo em várias cidades gaúchas. E Rio Grande não ficou de fora. A mobilização, denominada de Outubro Rosa, tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção ao câncer de mama. Esta doença já registra Foto de Fábio Dutra31.590 casos diagnosticados no estado do Rio Grande do Sul.

Para alertar as mulheres e, por consequência, os homens quanto à prevenção da doença ou ao seu diagnóstico precoce, a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) da Vila Bernardeth, que trabalha na promoção à saúde, está realizando, desde o dia 21 de outubro, com término no dia 21 de novembro, uma série de atividades para chamar a atenção da comunidade a respeito do tema.

Entre as atividades, estão a caminhada Vida Ativa, visitas domiciliares voltadas para orientação e prevenção do câncer de mama e de colo de útero, sala de espera com chamamento ao citopatológico, música da prevenção do câncer de mama e colo uterino com a dramatização da Paródia do Caroço e atividades na escola como o Oficinão da Palpação.

Para o dia 21 de novembro, último dia da mobilização, está programada a Caminhada Rosa, da prevenção ao câncer de mama e colo uterino, a ser realizada às 14h, nos bairros Bernadeth e Parque Coelho, com as comunidades locais.

Uma das ações é a visita domiciliar. E é feita pela agente de saúde, só que de maneira diferenciada da visita rotineira dos postos e das unidades de saúde. A agente vai até a casa das pessoas que não têm como se locomover ou que estão sob cuidados médicos. Na quinta-feira à tarde, quem recebeu a visita das agentes foi Aderico Mariano Oliveira, de 65 anos.

Aderico descobriu, há oito anos, que estava com câncer de mama."Eu estava tomando banho e descobri um caroço diferente. Mostrei para minha esposa, e ela imediatamente agendou uma consulta médica. Fiz os exames e, logo, fiz a cirurgia. Retiraram três nódulos. Após um ano, descobri mais um caroço. Me examinaram, e é benigno".

Ao descobrir que estava com câncer de mama, Aderico levou um susto. "Estranhei muito, porque não sabia que homem podia ter este tipo de câncer. Mas descobri, a duras penas, que podia sim. E, no homem, tende a ser mais grave, porque ele não tem glândula mamária e vai direto ao pulmão, sendo muito mais agressivo do que na mulher", enfatiza.

Aderico Oliveira ficou muito mais cuidadoso com sua saúde. E, através do autoexame, localizou mais um caroço. Por sorte, é benigno. Mas faz um alerta aos homens em geral: "Todos devem fazer o autoexame. Câncer é uma doença terrível, mas que pode ter cura no início. Depois que se alastra, não adianta querer correr atrás. Quando eu descobri, nas duas vezes, fui o mais rápido possível ao médico. Eu salvei minha vida, e todos devem fazer o mesmo".
 
Fonte: Jornal Agora
Foto: Fábio Dutra