Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Pernambuco (Hemope) não vai mais realizar transplantes de medula

04/11/2011 00:17

 

A partir de 1° dezembro, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Pernambuco (Hemope) não vai mais realizar transplantes de medula. A decisão foi anunciada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco e surpreendeu funcionários e pacientes.

O Centro de Transplantes de Medula Óssea do Hemope funciona há nove anos no Hospital dos Servidores do Estado. Entre os hospitais públicos do Nordeste, foi o primeiro a realizar este tipo de cirurgia. São apenas três leitos e um total de 73 transplantes. O tratamento é indicado para os pacientes com leucemia ou linfoma - tipos diferentes de câncer que afetam o sistema linfático e a produção de sangue.

Nesta quinta-feira (03), pacientes, parentes e profissionais de saúde se reuniram para lamentar e tentar evitar o fechamento do Centro. “Nós recebemos essa notícia de uma hora para outra”, lamenta o presidente da ONG Amigos do Transplante de Medula, Gilberto Castro.

Ano passado, apenas seis transplantes foram realizados pelo Hemope no Hospital dos Servidores, quando este número poderia subir para 20. “Quando nos estamos com uma expectativa de ampliar o serviço, vem uma notícia dessa abrupta e arbitrária”, falou a psicóloga Cristina Botelho.

A equipe, que reivindicava mais leitos e mais profissionais, também foi surpreendida com o fechamento do Centro. “A lista de espera conta com cerca de 80 pacientes já prontos para um transplante, que agora vão ter que esperar ainda mais. Para quem tem doença hematológica, isso é bastante crítico”, disse a responsável técnica Centro de Transplante, Érika Coelho.

O pintor Cláudio Pereira da Silva, 39 anos, que já estava com o transplante marcado, ficou preocupado. “Eu estava com esperança de viver, mas e agora? Vou ter esperança de quê?”, indagou.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Antônio Figueira, os pacientes serão transferidos para o Hospital Português, que tem convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e poderá realizar 90 transplantes por ano. “Nenhum paciente será prejudicado. Os transplantes já programados estão garantidos”, afirmou.

Sobre a decisão de fechar o Centro de Transplante de Medula Óssea, o secretário esclareceu que faz parte da reeestruturação do Hemope, que deve tratar exclusivamente de doenças sanguíneas. Ele anunciou para dezembro de 2013 o funcionamento de uma nova unidade para transplantes de medula óssea no Hospital do Câncer. “Nós também estamos estimulando hospitais universitários a criarem serviços de transplante de medula óssea”, complementou.

Fonte:Portal G1 ( g1.globo.com/pernambuco/noticia/2011/11/hemocentro-de-pernambuco-nao-vai-mais-fazer-transplante-de-medula.html )