COMO DOAR MEDULA?
Quem pode doar?
Pessoas com saúde em bom estado, entre 18 e 55 anos. É bom lembrar que:
Diabéticos podem doar;
Pessoas grávidas ou amamentando podem doar;
Pessoas que tem pressão alta podem doar;
Não há nenhuma restrição quanto a meningite, anemia ou hepatite 'a' que a pessoa tenha tido anteriormente;
Não há peso mínimo;
Pessoas que tem tatuagem pode doar.
Cadastro:
Importante: em 2012 passou-se a cobrar o cartão do SUS para o candidato a doador de medula ( apresentação do cartão ou informar o número do mesmo) O cartão já era solicitado (regra antiga) quando o candidato a doador era chamado a doar medula. Em hospitais conveniados ao SUS o cartão é confeccionado rapidamente! Em alguns hemocentros (por ex. o Hemocentro de Ribeirão Preto em São Paulo), no momento do cadastro do doador, já se procede com a confecção do cartão do SUS.Nesses casos solicita-se do candidato a doador um documento de identidade válido (com foto, expedido por órgão público e com data de expedição; ex: RG) Mas isto não é regra e deve-se verificar com o Hemocentro mais próximo a exigência do cartão ou do número do mesmo.
NA PRÁTICA O CARTÃO DO SUS PODER SER SOLICITADO E RETIRADO EM QUALQUER HOSPITAL PÚBLICO OU HOSPITAL PARTICULAR CONVENIADO AO SUS. PARA TANTO, REPETIMOS BASTA LEVAR SEU R.G. PARA QUE SEJA ANOTADO NO CARTÃO A SER CONFECCIONADO SEUS DADOS E DATA DE EXPEDIÇÃO DO RG.
Você precisa ter entre 18 a 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde.
Colher um exame de sangue (5 ml) para o teste de compatibilidade (HLA).
Fornecer sua identificação e endereço para serem colocados no banco de dados com o resultado de seu exame de (HLA).
Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada. Se houver compatibilidade, outros teste sanguíneos serão necessários.
Se a compatibiliadade for confirmada, você será convocado para decidir a doação.
Você será avaliado pelo um medico e receberá mais informações.
Quem não pode doar?
Você so não pode ser doador se tiver alguma desta doenças:
Não podem doar que já teve: HEPATITES B e C, HIV, SÍFILIS, DOENÇA DE CHAGAS, LEUCEMIA OU ALGUM TIPO DE CÂNCER NO SANGUE.
Outras informações:
Uma vez cadastrado o doador (a), seus dados serão armazenados no chamado REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea )
Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.
Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.
A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.