HC de Ponta Grossa - PR visa comissão de doação de órgãos
Hospital da Criança forma comissão de doação de órgãos
Publicado em: 10/02/2012 - 06:00 | Atualizado em: 10/02/2012 - 14:23
Mais uma comissão deve ser criada no Hospital da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira de Ponta Grossa. Uma portaria publicada esta semana em Diário oficial designou funcionários do próprio hospital a integrarem a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital da Criança. A instituição da comissão está sob avaliação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Hoje, no hospital já funcionam quatro comissões.
A portaria nº 7.123, de 2 de fevereiro deste ano, designa sete pessoas a constituírem uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital da Criança. De acordo com o diretor técnico do hospital, Renato van Wilpe Bach, a proposta é tornar mais ágil o processo de captação de órgãos para serem doados em casos de morte encefálica de crianças.
A comissão designada para transplante está em fase de estudos. “Já está montada, mas se vai funcionar efetivamente ainda não sabemos”, conta o diretor técnico. No momento a Sesa está avaliando, juntamente com a comissão formada, a relevância de instituí-la no hospital, uma vez que se trata de uma das exigências do plano operativo anual. “O plano exige que tenhamos a comissão formada, mas uma lei federal nos ampara nesse sentido, nos poupando dessa obrigatoriedade por sermos um hospital de média complexidade com 65 leitos”, observa Renato Bach.
Conforme a lei federal, a exigência para instaurar esse tipo de comissão é para unidades de saúde de média e alta complexidade com 80 leitos. A importância da comissão depende também de uma série de fatores, como por exemplo, a quantidade de óbitos de crianças nessas circunstâncias (morte encefálica). Segundo o diretor técnico do hospital da Criança, desde que assumiu o cargo foram registrados apenas dois casos dessa natureza. “Outro detalhe importante que precisamos considerar é que na ausência dessa comissão no hospital, o município tem um desconto na verba repassada pelo Governo do Estado”.
Estrutura
Atualmente, aquele hospital dispõe de quatro comissões intra-hospitalares em funcionamento: Ética, Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Grupo de Trabalho de Humanização e Nutrição Parenteral. Para manter a estrutura do Hospital da Criança é necessário um investimento mensal de pelo menos R$ 1 milhão. Em janeiro deste ano o Governo Estadual anunciou um acréscimo no valor mensal que será repassado ao Município para o hospital. A verba é de R$ 800 mil. O valor, ao longo de um ano, é 32% maior do montante que vinha sendo repassado desde 2010. De acordo com o secretário de Saúde, Edson Alves, o incremento é uma recomposição de repasses.
Fonte: Diário dos Campos - https://www.diariodoscampos.com.br